top of page
Buscar

Resgate cultural: Renato Brandão visita os penitentes em Juazeiro



Na noite desta quarta-feira (05), o vereador Renato Brandão (PL), realizou uma visita ao grupo de penitentes, no bairro Santo Antônio, em Juazeiro. Os penitentes são grupos espontâneos, místicos, muitas vezes secretos, que saem noite adentro rezando pelos “espíritos sofredores”. Sua origem data do período medieval na Itália, quando os homens faziam um voto para expurgar os pecados individuais e coletivos.


Durante a visita, o edil foi recepcionado por Dona Nenenzinha, responsável pelo cordão de penitentes e que tem lutado incansavelmente para que a tradição não acabe, já que enfrenta diversas dificuldades para manter a tradição viva em Juazeiro.


Durante a conversa, os participantes falaram sobre diversas dificuldades que enfrentam, entre elas, a dificuldade para o deslocamento dos participantes, tendo em vista que alguns moram muito afastados e não possuem veículo próprio para se deslocar ao centro de Juazeiro.


Emocionada com a visita, Dona Nenenzinha disse que "Nós não podemos deixar a nossa tradição morrer. Este cordão aqui acontece desde 1901 e eu estou vendo a nossa tradição morrer, devido a falta de incentivo e de apoio a uma cultura que deveria ser patrimônio cultural de Juazeiro, é muito triste saber que no próximo ano o cordão deixe de existir, devido a falta de incentivo e apoio".


Ao fim da visita, o vereador Renato Brandão reforçou o seu compromisso com a cultura de Juazeiro. "Realizamos a visita aqui hoje, onde foram apresentadas diversas dificuldades enfrentadas pelo grupo. Precisamos dar mais atenção a cultura na nossa cidade, e vamos nos movimentar para que possamos fazer o resgate desta tradição no nosso município".





0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page